terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Resenha: Amy e Mathew (Cammie McGovern)

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje é dia de livros e eu estou trazendo para vocês um post que eu estava bem apreensiva para escrever. Uma resenha. Eu sou o tipo da pessoa que tem receio de expressar sua opinião sobre os livros, talvez por medo de ser criticada. Mas hoje eu vou enfrentar esse medo e fazer essa resenha do meu jeito e baseado nas minhas opiniões. Antes eu pesquisava outras resenhas para ter uma base sobre o que fazer no post, mais está virá totalmente de mim. Eu acredito que esse livro me marcou muito de uma forma que eu não vou esquece-lo. Ele possui uma história muito envolvente e cheia de reviravoltas que o leitor não consegue prever, eu gosto disso nos livros. 
Amy e Mathew, é um livro maravilhoso que conta a história de dois jovens (Amy e Mathew), ambos com características em comum. Eles não tinham muitos amigos, nenhum na verdade, mas acreditavam estar bem assim. Amy possuía uma doença que a impossibilitava de falar e de se locomover sem seu andador. Para se comunicar ela utilizava um dispositivo chamado Pathway que mesmo sendo muito bem avançado ainda era lento e a afastava das pessoas.
Mathew, por sua vez, gostava de observar as peculiaridades de Amy desde a sua infancia. Amy sempre fora uma boa escritora, mas as coisas que ela escrevia chamavam muito a atenção de Mathew. E foi assim que eles se conheceram, os primeiros amigos uns dos outros. Mathew estava cansado de ver como Amy demostrava tanta felicidade e agradecimentos em seus textos e decidiu que a primeira coisa que iria falar a ela seria "umas verdades". Amy fica chocada com tudo o que ele diz e resove fazer uma mudança radical em sua vida.
É o último ano de Amy no ensino médio e ela decide que precisa fazer amigos antes de ir para a faculdade. Séria uma tarefa muito difícil para ela, pois os únicos amigos que ela tinha eram os seus professores e auxiliares que faziam anotações para ela durante as aulas e trocavam seus equipamentos. Porém, a pior parte disso tudo seria convencer os seus pais (sua mãe em especial), que eram muito super protetores com a filha. Então ela decide colocar uma meta. Nicole (mãe de Amy) nunca resistira a uma meta, eram a sua paixão, entretanto nesta ela exitara um pouco mais acabou cedendo.

A meta que Amy propôs era que ao invés de ter auxiliares adultos para ajudá-la em suas necessidades, eles seriam colegas de classe. Isso possibilitaria a ela fazer mais amigos e conhecer mais Mathew, que não queria participar disto, mas por insistência de Amy acabou aceitando. Nicole ofereceu um emprego de auxiliar a todos que quisessem ajudar Amy, mas ela tinha muitas exigências para o cargo, uma delas era apresentá-la a vários amigos diferentes a cada semana. E para Mathew essa era uma tarefa impossível já que ele não tinha amigos. Felizmente a insegurança dele em relação a isso mudou após o primeiro dia de trabalho com a nova colega. Para ele, cuidar de Amy não era um trabalho, ele se divertia e conseguia esquecer-se um pouco da voz em sua cabeça. Uma voz que vivia dizendo para ele lavar as mãos e fazer coisas estranhas.
Ao longo do livro, Mathew vai descobrindo, com a ajuda de Amy, que a voz que ele ouve em sua cabeça é consequência de uma doença, que infelizmente não vou dizer qual é para não estragar a leitura de vocês. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confesso que achei que seria muito difícil fazer a resenha deste livro, mas não foi. Eu queria continuar a contar a história para vocês, porém não quero dar mais spoiler. Um conselho que eu dou é que leiam esse livro, pois foi uma leitura um pouco complicada e diferente das que eu estava acostumada. A melhor coisa que eu fiz foi olhar esse livro naquela livraria e desejá-lo muito. E a melhor coisa que me fizeram foi mandá-lo para mim, quando eu já não tinha mais esperanças de tê-lo. Mais uma vez agradeço a Ana Paula, uma leitora maravilhosa que me possibilitou essa maravilhosa leitura. E finalizo este post com uma frase que tem na capa do livro e que no inicio da história pode não parecer, mas quando você vai lendo você percebe que tem muita relação com ela. "As vezes eu te amo é o mais dificil de dizer".

Beijinhos <3

2 comentários:

  1. Oi Eliza!
    Gostei muito da resenha, principalmente porque ela é pessoal, é o seu ponto de vista, é o seu coração sentindo.
    Tenho lido muitas resenhas que são cópias dos sites das livrarias, editoras.
    sabe que fiquei até com vontade de conhecer essa história?! Quem sabe...
    Ah, arrasou nas fotos. Estão lindas!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí. Obrigada Ana. Pensei em fazer diferente, eu também fazia resenhas copiadas de sites. Mas esse livro me tocou intensamente. Estou ansiosa para fazer a resenha do outro. Beijos.

      Excluir