segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Linguagem de Programação C

Olá, pessoal. Amanha eu irei apresentar um seminário sobre a linguagem de programação C e decidi compartilhar com vocês a minha pesquisa. Ela servirá para facilitar a vida de pessoas que tem curiosidade sobre a linguagem pois elas não precisarão pesquisar em vários sites e livros assim como eu, mesmo existindo a Wikipedia, que eu sempre ouço dos meus professores que não é um site confiável e na minha opinião tem uma linguagem de difícil compreensão. Então vamos ao trabalho.
     •             COMO SURGIU E O QUE É?
  A linguagem C foi criada por Dennis Ritchie e Ken Thompson nos laboratórios da Bell Telephone  em 1972, baseada na linguagem B de Thompson que era uma evolução da antiga linguagem       BCPL. B foi nomeada com a primeira letra de BCPL e C com a segunda. A próxima linguagem progressiva da ideia de C provavelmente se chamará P.
C foi criada com um propósito: ser usada no desenvolvimento de uma nova versão do sistema operacional Unix. A primeira versão do Unix utilizava Assembly. Então podemos dizer que desde o princípio C foi uma linguagem criada por programadores para programadores.
A linguagem C é considerada de propósito geral, ou seja, é uma linguagem capaz de ser usada para praticamente qualquer tipo de projeto.
             CARACTERISTICAS:

  1.  Uma linguagem extremamente simples.
  2.   A focalização no paradigma de programação procedural (que segue métodos criados ou disseminados por alguém e que tenha comprovada eficácia, diminuindo os riscos na criação.
  3.  Um sistema de tipos simples que evita várias operações que não fazem sentido.
  4. Uso de uma linguagem de pré-processamento, para tarefas tais como a definição de macros e a inclusão de múltiplos ficheiros de código fonte.
  5.  Ponteiros (é um tipo de dado de uma linguagem de programação cujo valor se refere diretamente a um outro valor alocado em outra área da memória), dão maior flexibilidade à linguagem.
  6.   Acesso de baixo-nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C.
  7. Parâmetros que são sempre passados por valor para as funções e nunca por referência (É possível simular a passagem por referência com o uso de ponteiros).
  8.  Definição do alcance lexical de variáveis.
  9. Estruturas de variáveis, que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo.

  •   VANTAGENS:


  1.  É uma linguagem simples que nos permite trabalhar com funções matemáticas, ficheiros, entre outras sendo necessário para tal a inclusão de bibliotecas padrão as quais já veem com a linguagem; 
  2. Linguagem acente num paradigma algorítmica e procedural;
  3. Tipos de dados simples;
  4.  Acesso direto à memória;
  5.  Definição e declaração simples de variáveis.

                    DESVANTAGENS:

  1. Os programas criados em C em termos de segurança não são muito seguros uma vez que o código é escrito de uma forma sequencial (pode-se facilmente incluir uma instrução no nosso código do programa e tornar o resultado final completamente diferente);
  2. Não possui coleta automática de lixo (se durante o programa uma variável declarada não for mais usada ao longo do programa a linguagem não tem capacidade para a eliminar continuando a ocupar espaço indevidamente em memória);
  3.  Não faz uso de classes ou objetos (como no JAVA );
  4.   Multithreading (a linguagem C não permite a execução de várias tarefas em simultâneo );
  5.  Networking (é uma linguagem que inicialmente não foi pensada para redes ).

                    AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO:
1.       Dev C++: é um ambiente de programação leve, pode ser instalado em mesmo em máquinas bem antigas pois exige poucos recursos do computador, é grátis e facilmente encontrado na internet. Por esses motivos, muitas universidades utilizam o Dev C++ em seus cursos.

2.       Uma outra alternativa de IDE para iniciantes em C é o Code::Blocks, sendo que este possui também uma versão para Linux.

3.       Para quem usa Linux, ambientes como o Anjuta e o KDevelop são muito bons, porém não são tão simples de serem utilizados.

4.       Depois de desenvolver um bom conhecimento de C, aí o programador pode trocar de ambiente de desenvolvimento e usar algo mais profissional, como por exemplo o Eclipse CDT ou o Microsoft Visual C++.


Nenhum comentário:

Postar um comentário