segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como Pintar com Aquarela: Materiais


Olá, pessoal? Há algum tempo me pediram para fazer um post ensinando a pintar com aquarela. Eu fiquei muito animada, mas também com medo pois eu não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto (apenas observava e tentava fazer igual). Logo, fui pesquisar e agora vou tentar ensinar para vocês algumas técnicas, curiosidades e dicas a respeito desse tipo de pintura. Como o post ia ficar muito grande eu decidi dividi-lo em alguns passos (ou partes).
 E o primeiro passo para começar a pintar com aquarela são os materiais. Se você já buscou comprar materiais de pintura, com certeza você já se assustou com o preço. Mas mantenha calma. Muitas vezes o preço do material faz com que tenhamos medo de adquiri-lo, então uma primeira dica é: não compre materiais muito caros. Entretanto isto não quer dizer que temos que comprar materiais de qualidade duvidosa, pois existem estojos de aquarela que são feitos para crianças e a qualidade deles é horrível. Portanto procure sempre materiais de boa qualidade e de baixo custo, ou informe-se com o vendedor para saber se a loja possui kit's para iniciantes.
Agora vamos aos materiais:

1. A tinta:
      
A aquarela é uma tinta fabricada com pigmentos de origem mineral, vegetal ou animal, misturados com água, goma arábica e conservante. Você pode encontrá-la em pastilhas ou em tubos. Eu uso lápis Faber Castell Aquarelável (que quando diluído em água se transforma em tinta). As pastilhas são pedaços de tinta seca e concentrada, que devem ser umedecidos com água e amolecidos antes de serem usados. Quando adquirida em tubo, a tinta também precisa ser diluída em água na proporção desejada, para dar mais ou menos transparência na pintura. Podemos encontrar estojos com enormes variedades de cores, mas saiba que para uma bela pintura de aquarela não é necessário tanto: com apenas três cores você pode fazer uma pintura cheia de detalhes (que é o caso da pintura da capa do post, onde foram usadas apenas as cores: ocre, laranja e marrom). Também é possível produzir aquarelas com uma só cor. Caso das chamadas aguadas monocromáticas, camadas de tinta de uma mesma cor sobrepostas, que costumam ter um belo jogo de claro ou escuro na pintura.

2. Papéis:
Você pode usar papéis com texturas variadas (não utilize folhas A4, pois eu utilizei e não dá certo, ela enruga). O bom papel para pintar com aquarela precisa ser rugoso e absorvente, ou seja, não deixa o excesso da água escorrer. Se você está começando agora eu indico o papel para aquarela da Canso, Linha Universitária, pois absorve bem a água, é apropriado para a técnica e possui um baixo custo. 

3. Pinceis:


O pincel ideal para aquarela precisa ter cerdas macias. Pode ter cerdas naturais ou artificiais. Para fazer uma aquarela são necessários dois pinceis: um largo, para umedecer o papel e pintar fundos de paisagens; e um fino, para fazer os detalhes. As marcas Condor e Tigre (da linha artística Pictore), são nacionais, de cerdas sintéticas e de fácil acesso. 

4. Godê:

Particularmente eu não acho tão importante se você é inciante, mas se você desejar comprar ele precisa ser de material não absorvente. É fundamental que ele ocupe pouco espaço e tenha muitas cavidades. Godês costumam ter preços bem acessíveis. 

Antes de terminar o post, quero dizer que além desses itens é bom utilizar um potinho com água e algum tipo de papel absorvente, como papel toalha, papel higiênico ou lencinhos. 

Por hoje é só pessoal, espero que tenham aprendido com p post de hoje e se tiver alguma duvida que eu possa esclarecer deixe nos comentários. Até o próximo post que irá tratar das técnicas de pintura com aquarela.

 Beijinhos. <3

4 comentários:

  1. Admiro muito pinturas e desenhos, principalmente em aquarela.
    É um hobby que tenho vontade de aprender, praticar.
    Mas ultimamente falta-me tempo.
    Adorei seu blog.
    Abraço.
    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      sei como você se sente. Eu mesma só estou tendo tempo para desenvolver essa técnica pois estou de férias. Mas quando elas acabarem eu vou ficar mais um tempão sem poder pintar e isso é muito ruim. Não teve um dia dessas férias o qual eu não desenhei. É tranquilizador. Muito obrigada, espero que continue gostando. Vou olhar seu blog.

      Beijinhos <3

      Excluir
  2. Eu estou voltando a desenhar depois de anosssss sem nem encostar em um lápis, hahahaha, e adoro esses posts que falam o que usou e dicas! Me faz pensar no porque de eu ter parado de desenhar por tanto tempo, muita mancada minha. hahahahahaha A raposinha ficou linda, aprender a usar aquarela vai ser minha meta para esse ano!

    Beijoss, Chris Pereira <3
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenhar e maravilhoso. Eu também parei por muito tempo. E é incrível como todos os que conheço que pararam de desenhar se arrependem muito assim como eu. Depois que conheci a aquarela eu não consegui mais parar. É uma meta maravilhosa a sua. Se tiver dúvidas pode me perguntar. Beijos.

      Excluir